terça-feira, 29 de agosto de 2017

Como economizar no enxoval

Se há algo que ser mãe de segunda viagem me ensinou foi economizar. Acho que na primeira gestação a gente romantiza mais e acaba perdendo um tempo (e dinheiro) danado indo atrás de produtos que nem são tão úteis assim.


Para dar um help, resolvi criar esse post com dicas que aprendi para que você possa tirar de letra e economizar bastante no seu enxoval:

DICA 1 – FAÇA UMA LISTA

Faça uma lista (melhor ainda se for uma planilha) de tudo o que você precisa para receber o seu bebezinho. Coloque do algodão bolinha aos móveis do quarto. Conforme você for comprando vá marcando o que você já tem, assim você evita comprar mais do que o planejado.

DICA 2 – ATENÇÃO AS ROUPINHAS

Comprar mais roupas do que o seu bebê vai precisar é o erro mais fácil de cometer, por isso a estratégia aqui é planejar. Planilhe os meses de vida do seu bebê, analisando o tamanho que ele usará (normalmente com 1 mês eles usam o tamanho 3 meses, com 3 meses de vida o tamanho 6 meses e assim por diante).

Agora analise a estação do ano que corresponderá a idade do seu pequeno:

Ex: com 3 meses de vida, será inverno, ou seja, você precisará de roupas quentinhas tamanho 6 meses.

Conforme você vai ganhando ou comprando roupinhas é só ir marcando na sua planilha.

DICAS 3 – MÓVEIS


Decorar o quarto do bebê é um momento mágico, pois é quando começamos a imaginar aquela pessoinha ocupando aquele espaço. Cuidado! A imaginação nos faz voar e muitas vezes não conseguimos pensar racionalmente no que PRECISAMOS e ficamos ali entorpecidos pelos desejos.
Na primeira lista você deve ter anotado tudo o que imaginava para compor o quartinho, mas como saber o que você realmente precisa se você nunca teve um bebê antes?

Primeiro, pense no espaço, um amontoado de móveis funcionais, mas que vão deixar o quarto apertado pode ser um tiro que sai pela culatra. Além disso, pense em um quarto para o bebê, ou seja, como ele vai brincar ali se o quarto estiver lotado de coisas?

O que o bebê precisa principalmente é:

a) Um lugar para dormir
b) Um lugar para ser trocado
c) Um lugar para tomar banho
d) Um lugar para guardarmos as suas coisas

Você como mamãe vai precisar de um lugar para amamentar (pode ser uma poltrona ou o seu sofá) e de algo para encostar-se à sua cama (almofadas confortáveis) nas mamadas noturna.

Pronto, sobrou um dinheirinho? Prateleiras no quarto ajudam na organização e para colocar uns enfeites fofinhos.

DICA 4 – SEMINOVOS


Que tal pensar em utensílios que já foram usados para contar a história de outras crianças e que podem fazer parte da sua vida? Móveis, um carrinho, um bebê conforto, brinquedos, cadeirão...são muitas as opções de objetos que são usados por pouquíssimo tempo e que achamos disponíveis nos espaços de venda de usados na internet.

Procure grupos fechados de desapego de mães do Facebook. Neles você pode comprar produtos de marca e super conservados, contribuindo para a preservação do planeta e fazendo um exercício de consumo consciente.

DICA 5 – CUPONS DE DESCONTOS

Essa é uma cultura americana que ainda é muito desprezada aqui no Brasil. Os cupons de desconto às vezes ficam lá perdidos na nossa caixa de SPAM sem ser utilizados. Se ficarmos atentos às promoções é possível fazer compras bacanas e com ótimos preços, principalmente pela internet.
Minha dica neste caso é se cadastrar nos canais de promoção das lojas que vocês mais gostam ou procurar sites que divulgam os descontos mais bacanudos.

DICA DE OURO


Recentemente descobri o http://www.cupomvalido.com.br/ site que reúne um apanhado de descontos legais que estão rolando na rede. Eu achei ótimo, pois facilitou e muito a minha vida ter uma fonte de descontos para economizar nas minhas compras.

Espero ter ajudado!!!

Tem alguma dica diferente?
Conta para a gente lá nos comentário;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário