terça-feira, 2 de junho de 2015

Você conseguiu amamentar? Surpreendente resultado da enquete.

Sempre gostei de pesquisas e por muito tempo pensei em trabalhar nessa área. Acabei desistindo, mas entendo ainda a estatística como uma forma importante de quebrar certas verdades absolutas.

Há algumas semanas lancei uma enquete na Fanpage e no IG do Papo Maternidade para saber quantas mamães haviam conseguido amamentar e por quanto tempo. Meu objetivo era entender se todos esses tabus e críticas como “toda mulher pode amamentar” ou “amamentação prolongada não é bom”, entre outros tantos são reais.

Obtive 203 respostas, li e tabulei cada uma delas. Eu não posso garantir cientificamente que o resultado que trago é uma representação de todas as mães. Porém, pela diversidade de público que a internet permite, acho que temos pelo menos uma pista da verdade.

Você conseguiu amamentar?

VC AMAMENTOU

Minha primeira surpresa. Sempre li inúmeros artigos ou especialistas em aleitamento falando das mulheres que não amamentam e de seus “erros”. Por isso, concluía que a maioria das mulheres não amamentava ou dava LA para seus filhos.

Em um universo de 203 leitoras, 174 disseram que sim, que conseguiram amamentar e 82 dessas mamães ainda amamentam. Apenas 27 mulheres disseram que não amamentaram ou conseguiram por pouquíssimo tempo.

Importante: Considerei como NÃO as mamães que deram leite materno aos seus filhos até no máximo 4 meses, já que o ministério da saúde pede um mínimo de 6 meses.

Minhas conclusões

A maioria das mulheres consegue amamentar?

Sim, verdade. A maioria consegue alimentar seu bebê exclusivamente com o leite materno por muito mais do que 6 meses conforme a tabela de tempo que vocês verão a seguir.

E as 27 que não conseguiram? Não tentaram? Não quiseram?

Contando comigo, as 28 mulheres que não conseguiram são as exceções que por questões biológicas, emocionais ou por rejeição do próprio bebê não tiveram sucesso na amamentação.

Nenhuma mãe deste universo disse que não gostava e por isso desistiu, todas disseram que tentaram de tudo e usaram a palavra “infelizmente” para reforçar que não dar o leite materno não foi uma opção.

É muita falta de bom senso achar que nós estávamos preocupadas com a dor ou se o peito ia cair ou deformar para não amamentar. Isso é um grande mito que talvez represente uma pequena porcentagem de mulheres, mas que não é de forma alguma o motivo principal da maioria de nós que não amamentou.

A mulher que não consegue amamentar o primeiro filho terá problemas também com os próximos. Verdade?

Mito. Pelo resultado que obtive a questão do leite está relacionada a cada gestação especificamente, tem mãe que não consegue no primeiro filho e amamenta por mais de dois anos do segundo e vice versa. Não existe uma regra para isso.

Por quanto tempo você amamentou?

Sem título

Esse resultado me surpreendeu muito, já que vivo ouvindo as pessoas dizendo que mulheres optam por não amamentar por questões estéticas. Bom, a não ser que meu universo de mães leitoras esteja muito fora do normal, quem fala isso diz uma besteira das grandes.

Amamentação prolongada considera os bebês que mamam por mais de um ano de vida leite materno. Temos um resultado de 116 mulheres que seguem ou seguiram a amamentação prolongada, sendo que dessas 32 mulheres o fizeram por muito mais que 2 anos de vida.

Minhas conclusões

A amamentação prolongada é ruim?

Mito. Ao perceber que 116 mulheres optaram por esse tipo de amamentação e quase nenhuma disse que enfrentou problemas com o seu bebê ou com sua vida pessoal, acho que deve ser bem possível seguir com o leite materno até quando bebê e mãe desejarem.

A mãe que não segue a amamentação prolongada está errada?

Primeiro que para mim, as palavras “mãe” e “errada” não deviam gramaticalmente estar na mesma frase. Nenhuma leitora se mostrou arrependida pela opção de dar continuidade ao aleitamento, na verdade todas se mostraram muito felizes com a conquista.

Que tal agora ouvir um pouco dessas histórias?

Depoimento das Leitoras

1) Não consegui.... nenhum dos dois.... o menino tem 6 anos e amamentei 15 dias..... e não ganhava peso... meu leite só pingava... tomei plasil mas nem fez efeito... a segunda tem 7 meses... mesma situação... amamentei 10 dias.... e nada de leite... meu bico é pequeno.... rachou demais.... tomei medicação mas nada resolveu.... resumindo.... os dois na mamadeira. Não foi por não tentar.... é que não tive mesmo!!!! E digo e repito quantas vezes forem necessárias.... não sou menos mãe por causa disso! Não deu... não deu! Então faço o que for melhor e pronto!

2) Eu amamentei a 1° até os 7 meses e a 2° filha até os 6 meses, mas não por opção, porque pra mim é uma das melhores coisas em ser mãe! Um elo maravilhoso, mas aconteceu porque meu leite secou, tive que voltar a trabalhar e falta da rotina da amamentação fez secar meu leite!

3) Amamentei até o segundo mês. Eu tive ajuda de uma especialista em amamentação, mas meu leite era muito pouco e não consegui aumentar o fluxo e a Ivy acabava se satisfazendo com a mamadeira. Gostaria de ter amamentado mais, mas tenho certeza que fiz o possível pra oferecer essa oportunidade pra minha filha!

4) Eu consegui amamentar por 1 mês e ainda assim junto com complemento. Tentei de tudo pra ter mais leite, mas infelizmente não foi possível! Não me culpo pq tentei dar o melhor de mim e Hoje minha filha vai fazer 6 meses e está com saúde e cada dia mais linda!

5) Infelizmente fiz uma redução de mama a 12 anos atrás e isso influência na amamentação! Tive muito pouco colostro durante a gestação e quando ela nasceu sentia meu seio imenso, pesado e quente. Tomei remédio para ajudar a descer o leite, mas infelizmente o leite não desceu...NENHUMA GOTA, também não tinha bico ( bico inverso). Estou querendo engravidar de novo e desejo ardentemente conseguir amamentar seja o tempo que for.

6) Três anos completados no último dia 10 e minha pequena continua mamando.

7) Minha filha tem 1 ano e 2 meses, ainda amamento, mas tenho um problema, com isso ela não toma nada que tenha sabor de outro leite, nem mingau, nem batido com frutas, com nada! Com isso ela fica 24h agarrada comigo, ela não fica com ninguém por muito tempo. Preciso voltar pra faculdade, trabalhar, mas assim fica difícil. Ela come muito pouco, tenho medo de não ser o suficiente. Alguém mais passa por isso pra me dar dicas?

8) Minha filha tem 1 ano e 7 meses e ainda amamento! meu leite demorou descer então no começo tive que dar mamadeira mas depois que o leite desceu então fiquei só no peito com 6 meses comecei com alimentos sólidos e peito e pretendo retirar com dois anos mas já percebo que terei dificuldades!

9) O meu filho tá com 10 meses e ainda estou amamentando. Está na escola desde os 6 meses e nunca deixei de amamentar ele, mesmo ele tomando o leite artificial. Acho de extrema importância o aleitamento materno e mais ainda o vínculo que e cria com os pequenos nesse momento que só as mães podem proporcionar. Amo amamentar e defendo mesmo.

10) Meu primeiro foi ate 2 anos e 2 meses, largou sozinho, meu segundo tem 1 ano e ainda amamento 

11) Eu amamentei. Estou grávida e quando descobri a gravidez o meu primeiro ainda mamava. Tinha quase 2 anos (faltava 1 semana pra completar). O plano era seguir por quanto tempo ele quisesse. E assim foi. Eu não negava o peito nunca. Mas quando eu via que ele queria estar próximo eu o distraía e tentava ver se queria de fato o peito ou só atenção. Quando ele pedia eu oferecia, senão eu não falava nada. Houve pressão para o desmame, pois ele mamando iria "aniquilar o bebê", mas decidi continuar. Mas 4 dias depois dele completar 2 anos ele parou de pedir. O desmame foi por conta dele, sem trauma graças a Deus.. Esse era meu medo. Mas não foi assim.. Hoje ele chega, cheira o peito e diz : é o mamá! Se eu pergunto: quer? Ele diz que não. Não sei como será com o segundo, mas se eu conseguir amamentar será até o tempo que ele quiser.

12) Eu amamentei meu primeiro filho até 2 anos e 3 meses. Minha menina e segunda filha tá na amamentação exclusiva, pois tá com 4 meses. Eu pretendo amamenta- la até uns três anos.

13) O primeira amamentei 2 anos,o segundo ate 1 ano e o terceiro agora passei 4 dias na maternidade sem leite,fiquei triste e achei que não ia amamentar,ai no quarto dia chegou,ele tem 4 meses e tenho bastante leite.

14) 2 anos 7 meses e 9 dias. Noites inesquecíveis e longas. Dias maravilhosos que ainda me lembro e da saudades.

15) 8 dias apenas.

16) Meu bebe esta com 9 meses e eu o amamento... mas não foi fácil. No começo uma pediatra falou que ele precisava de complemento, troquei de pediatra. Com muita insistência consegui amamenta-lo e ele foi ganhando peso. Talvez ate um ano.

17) Não tenho bico, mas a minha bb sempre mamou ainda mama esta com 10 meses.

18) Minha primeira filha amamentei 2 meses (hoje tem 6 anos), e meu filho está c 11 meses e ainda amamento, e vou continuar até ele não querer mais.

19) Amamentei por 9 meses e parei pq estava emagrecendo muito!! Kakakkak perdi 10 quilos num piscar de olhos estava pesando 45 quilos o meu filhote estava uma bolotinha de gostoso e eu uma vareta!!! Kkkkkkk.

20) Oi consegui por seis meses meus gêmeos, maioria das mamadas meu leite e complementando com o Aptamil, até que eles aumentaram muito a quantidade e começaram a não querer mais pegar o peito, isso para mim foi triste pq amava amamentá-los.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/a3400266/amamenta%C3%A7%C3%A3o-prolongada

Nenhum comentário:

Postar um comentário