terça-feira, 17 de março de 2015

Alimentos que devem ser evitados antes dos 12 meses

Quando o bebê completa seis meses de vida é quando começamos a introdução dos alimentos sólidos e surgem as dúvidas, o que eu posso e não dar para o meu filho? Nessa hora também brotam os palpiteiros de plantão dizendo que deram ou não determinado alimento para os seus bebês e dizendo o que você deve fazer.

IMG_8409

Para poder tomar as suas próprias decisões, converse com o seu pediatra ou uma nutricionista, eles são as pessoas indicadas.

Eu segui certas indicações com base no que conversei com especialistas ou li em fontes seguras e fiz uma listinha prática que acho que pode te ajudar:

AÇÚCAR

Muitos especialistas sugerem que se evite o açúcar nos primeiros 1000 dias de vida do bebê, ou seja, da gestação até o segundo ano de vida da criança. Caso você não consiga evitar, tente pelo menos não dar o açúcar refinado que passa por inúmeros processos químicos e perde totalmente os seus nutrientes. O mascavo é uma melhor opção sempre. Lembre-se que as frutas já são doces e são uma ótima pedida como sobremesa.

CAFEÍNA

A cafeína é um estimulante por isso, deve ser consumido (pouco) apenas por crianças com mais de 5 anos de idade. Porém, os pequeninos com dois anos já podem provar um café com leite, lembrando que precisa ter muito leite e pouco café e o café deve ser bem fraquinho.

CORANTES, ENLATADOS E EMBUTIDOS

Esses alimentos não são bons nem para adultos e nem para crianças, mas a gente sabe que é muito difícil evitar. Porém antes de um ano de vida eles não devem consumidos de forma alguma, podem causar alergias e os enlatados e embutidos possuem muito sódio e conservantes que poder prejudicar o estômago do bebê.

CARNE DE PORCO

Eu tive que pesquisar um pouco este item, pois tinha muitas dúvidas, como não consumo esse tipo de carne eu nunca pensei nela para a Manu. Segundo os nutricionistas que li, antes do primeiro ano de vida ela não deve fazer parte da dieta da criança, pois é uma carne que pode dar alergia. Depois dos 12 meses completos, a criança pode começar a provar pequenas porções de cortes magros.

CRUSTÁCEOS

Eu sou alérgica a camarão e fico ensaiando dar ou não dar para a Manu provar. Fui pesquisar e perguntei também para a pediatra da Manu que me falou que os frutos do mar (camarão, siri, lagosta, ostras...) não devem ser consumidos antes dos 3 ANOS pois muita gente tem alergia a esses alimentos.

FRUTAS OLEAGINOSAS

Eu nunca dei para Manu porque sempre achei muito duro e que ela podia engasgar, mas na minha pesquisa descobri que devemos evitar o consumo de castanhas, amendoim, amêndoas, nozes, pistache e macadâmia antes dos 2 anos pois são alimentos que podem causar alergia.

LEITE DE VACA

Antes de um ano de vida o leite de vaca deve ser evitado pois possuem muita gordura, os leites em pó são mais apropriados no caso de não haver mais amamentação. Depois de um ano, essa gordura é boa para a criança.

MEL

O mel deve ser evitado entre um ano ou um ano e meio de vida, não vi uma unanimidade sobre esse assunto no que se refere a idade. A questão é que o sistema digestivo da criança é imaturo e como o mel pode ter a bactéria botulínica, o indicado é evitar.

QUEIJOS NÃO PASTEURIZADOS

A pediatra da Manu falou que só posso liberar a partir dos dois anos, mas li textos que falavam que podia dar depois dos doze meses completos. Melhor você conversar com seu médico de confiança e decidir por vocês.

Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/materias/alimentos-que-voce-nao-deve-oferecer-ao-seu-filho-com-menos-de-1-ano.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário