segunda-feira, 2 de março de 2015

10 Dicas para começar a ler com o seu filho

Esse post não vem falar hoje sobre a importância da leitura para os bebês, isso você já deve estar careca de saber pelos inúmeros artigos que existem por ai. Meu objetivo é falar com você mamãe ou papai que não sabe como começar a ler para o seu filho.IMG_7091

       

Conheço muita gente que não lê porque não gosta ou não tem hábito e morre de vergonha de dizer isso, mas o fato é que não fomos ensinados a gostar de literatura e isso não é um defeito é só uma consequência cultural. Mas podemos mudar isso já!

Se você se preocupa com o futuro do seu filho e quer incentivar que ele leia, saiba que o primeiro passo é você começar a ler para você mesma. Não dá para dizer para uma criança que ela deve sair da TV e ler um livro se você faz o contrário. Os pais são espelhos e os filhos muitas vezes replicam os nossos hábitos. Então, que tal se juntar ao seu filho na descoberta do mundo encantado dos livros?

Foi pensando nessa questão que criei algumas dicas que acho que podem ajudar:

IMG_2450   IMG_3688

1) Comece a ler para você mesma. Você gosta de romance? Comédia? Terror? Tem um mundo de temas interessantes a sua espera em lojas ou sebos.

2) Se seu filho ainda não nasceu, comece a ler para ele ainda na barriga. A sua voz irá acalmá-lo e confortá-lo. Lembre-se de escolher temas positivos e alegres.

3) Leia para o seu bebê recém-nascido, sua voz é algo que ele reconhece nesse mundo cheio de novidades, por isso um calmante natural.

4) Procure livros para idade certa do seu filho. Clique aqui e veja um post que fiz sobre livros para menores de três anos.

5) Crie uma rotina, leia todos os dias para o seu filho.

6) Deixe os livros ao alcance do seu pequeno, para que ele entenda que o livro é tão legal quanto um brinquedo.

7) Não se prenda a história, muitas vezes os pequenos se entretêm mais com as imagens do que o conteúdo do que você está dizendo. Então, encurte o texto e invente as suas próprias tramas.

8) Final feliz, assuntos educacionais e temas que ensinam coisas boas são premissas para a literatura infantil. Nada de ler Harry Potter e as Relíquias da Morte para um pequenino de dois anos.

9) Ler a noite também pode ser legal, pois seu filho se acalma e relaxa antes de dormir.

10) Apareça sempre que puder com uma história nova para aguçar a curiosidade do seu filho e lembre-se de doar os livros que não são mais usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário