segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Saúde - Se sujar faz muito bem!

Eu sou fresca! Confesso gente, não vou nem ao menos tentar fazer a fina e elegante, eu odeio me sujar, sempre odiei, desde pequena. Nunca me joguei na areia da praia, odiava melar minha mão com tinta nas aulas de arte e até hoje evito frutas “melequentas” que tenham caldos ou que façam sujeira.

smash 4

Foto by Priscila Rossi - http://www.priscilarossi.com.br/

A maternidade me fez quebrar muitas barreiras, inúmeras, mas nada tão radical quanto a minha relação com a sujeira, que eu continuo não gostando, mas que hoje eu entendo a sua grande importância na vida da minha Manu.

Minha pequena precisa se tornar independente e isso implica em diversos fatores como ir para o chão, comer com a mão, colocar coisas na boca, experimentar texturas, ficar descalça, se molhar e outros, ou seja, se sujar.

Higiene é ótimo, é super importante para saúde dos nossos filhos, porém, em excesso, pode ser tão prejudicial quanto a sujeira. Uma vez, uma mãe que eu conheço, disse que limpava tanto a periquitinha da filha que gerou problemas na área, que perdia a sua umidade natural.

Li uma matéria no site Guia do Bebê que falava sobre uma pesquisa realizada na School of Medicine da University of California, em San Diego. Os pesquisadores descobriram que nossa pele tem uma bactéria que vive nela constantemente e que consegue impedir que um machucado inflamasse muito. Só que se limparmos muito a nossa pele, nós eliminamos essas bactérias e ai diminui essa proteção.

É meio confuso, mas essas mesmas bactérias se entrarem na pele podem causar inflamações, mas na forma que se apresentam podem ser benéficas para o corpo no caso dos ferimentos leves, sabe aqueles que acontecem toda hora?

Não estou dizendo que não é para lavar a mão ou deixar de tomar banho, mas que a criança pode brincar e se sujar, pisar na lama, pegar na areia, passar a mão no bichinho, enfim, criança deve se sujar.

Segundo esse mesmo estudo, os germes realmente aumentam a imunidade da criança e diminuem inclusive as alergias. Há até estudos que indicam que somos a sociedade da limpeza e das alergias. Quem ai não tem rinite, sinusite e no mínimos algumas crises de faringite? Vivo de caso com as minhas “its”.

Eu pesquisei e confesso que vi mínimas pesquisas sobre esse tema, mas acho que se sujar faz bem para o corpo e para alma, por que estamos livres para experimentar e dar vasão a nossa curiosidade, principalmente ali nos primeiros anos da nossa infância...

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/se-sujar-faz-bem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário