quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

De onde vem a Peppa Pig?

Eu assisto, tanto, mas tanto essa porquinha tagarela e meio chatinha (minha opinião gente rs) que eu queria saber mais sobre ela. De onde saiu essa porquinha que minha filha tanto ama?

Pois bem, a Peppa Pig é um desenho britânico (humm, isso explica por que tanto ela brinca de tomar chá), produzida por Astley Baker Davies e que estreou em maio de 2014.

Peppa

Segundo o criado do desenho em entrevista para folha de São Paulo, o desenho foi feito para toda a família, o objetivo é entreter a criança e os pais, sem que o programa em família se torne uma tortura para os adultos.

Vocês sabiam que em Londres existe um Parque da Peppa? Ele se chama Peppa Pig World, ele foi inaugurado em 2011 dentro do Paultons Park, na região de Hampshire, do ladinho do Parque natural de New Forest e da cidade de Southampton.

Achei um blog bem legal para quem quiser saber mais sobre o parque: http://www.londrescomcriancas.com/2014/04/parque-peppa-pig-world.html

Recentemente, ela esteve envolvida em uma polêmica pois um canal estatal australiano cogitou interromper a transmissão do desenho por considerar que haviam mensagens feministas em suas histórias.

Confesso que fiquei curiosa e assisti com mais atenção alguns episódios e percebi que a concepção de família e do que “menino” e “menina” fazem é muito diferente. Nas aulas de balé da escola, todos da classe praticam a dança, e quando a Peppa chega a casa, seu pai mostra que tinha bastante talento nos passos de balé.

Em outro episódio, a mamãe faz um importante trabalho no computador e o papai aspira a casa. No outro o George brinca com a casinha de boneca da irmã e coloca os bonequinhos para dormir. Também é possível perceber que cada criança tem uma família com formação diferente, umas só aparecem a mamãe, outros os avós e por ai vai.

Acho que a Peppa não é um desenho feminista ou político, mas vem trazer uma mensagem diferente e não é só para criança não, acho que a mensagem mais importante vem para nós papais: paciência na educação de nossos pequenos, amor e atenção, participação na vida deles e entendimento que não há mais divisão de gêneros, todos somos responsáveis pelo cuidado com os nossos filhos e pelo nosso lar.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/08/1494399-peppa-e-para-todos-diz-criador-do-desenho-leia-entrevista.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário