terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O que fazer se meu filho tiver reação a uma picada de inseto?

Por Kelly Oliveira - www.pediatriadescomplicada.com

No último post falamos sobre a prevenção contra os insetos, para evitar picadas. Mas se mesmo com todas as medidas preventivas seu pequeno levou uma picada, é importante saber o que fazer nessa hora, e como tratar caso ele tenha uma reação grave.

Foto 06-11-14 20 09 29

Quando as reações forem leves e seu filho não tiver alergias graves ou anafilaxia, você pode:
- Vá para uma área segura para evitar mais picadas, principalmente se houver muitos insetos na área.

- Lave muito bem as mãos antes de mexer na picada, pois o “buraquinho” que ficou pode ser uma porta aberta para infecções.

- Se o inseto causador tinha ferrão, como abelha e vespa, e você conseguir ver o ferrão, retire-o com a ponta de um estileteou algo mais rígido (limpe com álcool 70%). Nunca esprema a área que está com o ferrão ou use pinças. Isso pode fazer com que o ferrão entre ainda mais e espalhe veneno, piorando a ferida. Se não souber como retirar, não mexa.

- Faça compressa de gelo para aliviar o inchaço da região e evitar que coce mais. O gelo faz os vasos se contraírem, diminuindo a reação inflamatória.

- Cremes tópicos a base de calamina ou aqueles que contém aveia coloidal ou bicarbonato de sódio, podem aliviar a coceira, enquanto outros ajudam a controlar a dor. Analgésicos podem ser usados para aliviar a dor das picadas;

Quais são os sinais de uma alergia grave, ou anafilaxia?
As reações a picadas são inesperadas, e evoluem rapidamente para algo muito grave, com risco de morte em alguns casos mais graves. Os principais sintomas são:

- dificuldade para respirar, falta de ar, chiado no peito
- palidez e sensação de sufocamento
- sensação de aperto no peito e tosse
- inchaço nos lábios, olhos, mãos, pés ou garganta
- suor excessivo com sensação de desmaio
- desmaio
- confusão mental
- batimento cardíaco acelerado
- placas avermelhadas que causam coceira no corpo
- náuseas, enjoos e vômito
- dor abdominal

Se após a picada seu filho apresentar algum dos sintomas acima, leve-o imediatamente para um pronto socorro ou chame o SAMU (192) se necessário – já na ambulância eles conseguem medicar.

Caso a criança sofra mais de 20 picadas pelo corpo, independente se já tiver apresentado alergia antes ou não, dê uma dose de antialérgico previamente receitado pelo médico e leve ao hospital imediatamente.

Crianças alérgicas podem ter uma reação grave e alguns cuidados podem ser tomados para aliviar os sintomas imediatos. O mais importante é o desconforto respiratório ou a confusão mental. Se o seu filho é sabidamente alérgico, tome as providências necessárias. Mantenha sempre os pés e pernas da criança elevados acima do corpo, vire a criança de lado para que não sufoque caso vomite ou haja sangramento nas vias aéreas, afrouxe as roupas apertadas e cubra a criança com cobertor caso seja necessário. Não dê à criança nada para tomar, nem mesmo água. Fique sempre atento se o quadro da criança está piorando ou não.

O que fazer se a picada virou uma ferida
Quando a criança coça a picada, as bactérias presentes nas mãozinhas podem entrar na pele e causar uma infecção local, chamada de impetigo.

Foto 07-11-14 18 58 05

É caracterizada por vermelhidão, inchaço local, aumento da temperatura e dor. Pode sair pus e ter um cheiro forte. A criança também pode ter febre, apesar de não ser tão comum. Se isso ocorrer, procure o médico para orientação e uso de antibiótico se necessário.

Conte pra gente: você conhece algum remédio caseiro? O que você costuma passar na picada? Seu filho já teve alguma reação grave? Deixe também suas dúvidas nos comentários!

Um abraço!

3 comentários:

  1. MINHA IRMA TA COM ISSO OQ E OS MEDICOS N SABEM DESVENDA PFV OQ E ISSO QUE MORDE A CRIAÇA

    ResponderExcluir
  2. Meu filho tem reação alérgica a QQ picada, assim que vejo uma picada nele, pego logo gelo e envolvo na fralda pra colocar encima, esfrego a casca da banana no local e logo melhora. Se eu não fizer isso, fica super inchado, vermelho e dá umas bolhas minúscula tipo queimadura.

    ResponderExcluir
  3. A minha é alérgica a qualquer picada,logo que percebo a vermelhidão costuma passar a pomada (POLARAMINE) receitada pela pediatra dela, ela também faz o uso de remédios para controlar a alergia e quase de vez em sempre o uso do polaramine em gotas, ajuda muito.

    ResponderExcluir