quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Férias Escolares – Ideias do que fazer com a criançada

Se você é mãe ou pai de um pequenino que já vai para escolinha você deve estar enfrentando aquele pequeno momento de crise com a chegada das férias. Como fazer para substituir um ambiente cheio de atividades, amiguinhos e regras que eles estão acostumados a seguir?

IMG_0011

Essas são as minhas primeiras férias escolares com a Manu e estou aqui quebrando a cabeça para pensar em como fazer a minha baixinha gastar sua energia sem me deixar maluca. Vou tentar repetir a rotina da escola, rodízio de 30 minutos em atividades diferentes, lanchinhos e sonequinha.

Abaixo, uma lista de sugestões de atividades para as férias:

  •  Atividade ao ar livre (parque, praça, rua, área de convivência do prédio) – pretendo fazer isso pela manhã, para fugir do sol e para Manu gastar energia e ter fome para o almoço
  • Pintando o Sete - separe um camisetão de adulto, um espaço onde possa rolar uma sujeira (banheiro, área de serviço, lavanderia, quintal...), cartolina, pinceis e tintas guaxe ou outra tinta lavável. É importante ficar do lado da criança para ela não comer a tinta ou sair pintando a casa inteira.
  • Vida Cotidiana - dê objetos para criança que imitem as suas atividades do dia a dia, panelas, bacias com água, vassourinhas e por ai vai, é legal seu filho achar que está ajudando.
  • Massinhas – a maioria dos pequeninos se diverte horrores com as massinhas, porém essa também é uma brincadeira que exige supervisão, já que a massinha pode parecer bem atrativa para as boquinhas curiosas.
  • Embalagens da Alegria – vocês já devem ter percebido que muitas vezes seus filhos gostam mais da caixa do que do próprio brinquedo. Montem uma sacola de tesouros cheia de embalagens e potinhos de produtos como shampoo, cremes, maionese e por ai vai, todas as embalagens que puderem sem limpas e que não ofereçam perigo serão divertidíssimas para seu pequeno explorador.
  • SESC/PRAIA/PARQUINHOS – se sua cidade tem uma unidade do SESC procure saber quais as atividades programadas para as férias e aproveite tudo o que eles oferecem. Além disso, outra opções são passeio na praia (se você mora em uma cidade praiana ou está passeando), além dos parquinhos (gira gira, gangorra...) que são um super sucesso.
  • Pintando – imprima ou faça desenhos e dê giz de cera para que seu filho possa soltar a imaginação.
  • Brincando com formas – compre um painel de metal ou use sua geladeira ou qualquer outra superfície metálica, compre aquelas folhas de imã (vendem em papelarias, comprei na Kalunga) e imprima ou recorte desenhos, formas, letras, números, aquilo que for interessar mais o seu pequeno. Ele vai amar ficar colocando e tirando o imã e vai se divertir de montão. Vale ficar de olho para ele não colocar nada na boca.
  • Piscina, piscininha, bacia, mangueira – envolveu água o seu pequeno vai amar e vai ficar cansado e vai dormir gostoso (tudo o que você precisa para sair correndo e tentar fazer alguma coisa na casa).

Essas são as minhas ideias até o momento, tenho certeza que vou precisar ser bem mais criativa que isso para conseguir entreter a Manu mas já é um começo rs, vocês tem alguma ideia diferente? Já tem algum plano para as férias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário