segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Caixa Sensorial – muito mais que uma brincadeira

As férias são um ótimo momento para deixarmos os nossos filhos livres para aprender brincando, mas nem sempre conseguimos pensar exatamente em como diversificar as brincadeiras. Uma excelente opção são as caixas sensoriais, que além de entreter educam, compondo até mini “universos” que darão a oportunidade da criança experimentar sensações em seus sentidos.

A ideia da Caixa Sensorial surgiu depois que a médica e estudiosa Maria Montessori observou que dos zero aos seis anos os sentidos dos pequenos estão à flor da pele e é uma fase de intenso aprendizado.

Ela entendeu então, que na primeira infância o aprendizado deveria estimular os sentidos da criança, os materiais utilizados devem educar com cores e tons, formas geométricas, texturas, pesos, tamanho, objetos...

Algumas ideias de caixas:

1) Material (neste caso o macarrão) em diversos formatos e na cor amarela, com objetos em vermelho que auxiliam no manuseio e experiência com o objeto.

1

Fonte: http://nadjafavero.wordpress.com/2013/06/20/sensory-box-caixa-sensorial-montessoriana/

2) Floresta encantada com grãos como pedrinhas, princesas e companheiros para criar a história, pedacinhos de madeira que podem ser a árvore…

2

Fonte:
http://journalbebe.blogspot.com.br/2012/08/a-caixa-e-mesa-sensorial-Montessori-em.html

3) Parque dos Dinossauros: sementes, pedrinhas e muitos bonequinhos para fazer a imaginação do seu pequeno voar.

3

Fonte: http://www.soudecasa.com.br/montessori-em-casa-caixa-sensorial-dinossauros-2/256/

4) Brincando com água: copos, baldinhos e todos os brinquedinhos que você achar que podem fazer parte desse mundo da água.

4

Fonte: http://montessoriefamilia.blogspot.com.br/2012/04/inspiracao-montessori-publicado-no-blog.html

5) Vida Cotidiana: vamos imitar o dia a dia dos papais? Louças de brinquedos e uma caixa com água farão seu pequeno achar que também está cuidando da casa…

5

Fonte: https://www.flickr.com/photos/44068722@N06/sets/72157624629845960/

6) Caixa Cor e Formas: as caixas que trabalham uma única cor em seus objetos são excelentes para o entendimento e a relação da cor com determinado material ou alimento, além do aprendizado da diferença das cores.

6

Fonte: http://sofia-educarcomcarinho.blogspot.com.br/2011/10/montessori-em-nossa-casa-caixa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário