terça-feira, 18 de novembro de 2014

Trauma no dente, o que fazer?

Por Hellen Quintela

E quando tudo vai bem, sem cáries, sem problemas gengivais e, de repente, seu pequeno cai e bate a boquinha?! O que fazer?

IMG_3129

Claro que você deve correr para o dentista, mas existem alguns procedimentos que podem ser importantes imediatamente após o trauma:

- Se houve apenas sangramento ao redor do dentinho,  lave bem e mantenha a criança em observação;
- Se houver mobilidade do dentinho (ou seja, se estiver mole), não mexa. Deixe o dente em repouso , sem mastigação. O dentista avaliará a necessidade de uma contenção para que o dentinho se restabeleça;
- Se o dentinho mudou de posição, mais para dentro ou para o lado, não tente reposicionar. Por vezes, ele será mantido ali mesmo, em observação;
- Se o dentinho avulsionou, saiu da boca, recolha-o e imediatamente coloque num frasquinho com leite, ou, na impossibilidade do leite, em saliva mesmo! NÃO limpe o dente. Deixe que o dentista cuide disso! Corra ao consultório. Se for possível, ele vai recolocar o dente no devido lugar e medicar sua criança.

Importante: como em qualquer trauma é importante o acompanhamento, porque podem surgir outros sinais e sintomas que indiquem tratamentos diversos, como tratamento de canal (ainda que seja um dente de leite!).

Observe se ocorre alteração de cor, aparecimento de secreção ao redor do dente ou "bolinha" na gengiva.

E então é só pedir ao Papai do Céu para deixar os anjos da guarda de plantão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário