quinta-feira, 6 de novembro de 2014

T.L.C. – Você sabe o que é? Estimulando a Fala. Parte 1.

Essa é uma expressão de um conceito que tem o objetivo de traduzir os principais elementos da comunicação, para auxiliar os pais no desenvolvimento da linguagem de seus filhos. A sigla significa T – Talk (Falar), L – Listen (Escutar), C – Clarify (Esclarecer).

Como esse tema é muito extenso, vamos separar em três post para que possamos explorar cada uma dessas etapas. Na prática elas não acontecem de forma separada, elas ocorrem todas juntas, são parte do grande universo da comunicação infantil. Porém, não cabia tudo em um post só, por isso vamos começar com o primeiro item:

T – Talk (Falar)

IMG_8301

Eu não fazia ideia de como eu faria para Manu aprender a falar, parecia um desafio gigante ensinar alguém a se expressar. Só na prática que entendi que não ensinamos uma criança a falar ela aprende sozinha, escutando e repetindo o que falamos para ela, por isso a importância de falar com seu bebê desde pequeno.

Fale tudo para o seu filho, como foi o seu dia, o que vocês estão vendo pelo caminho, descreva o que vocês estão fazendo. Existem dois tipos de falas, a verbal e a não verbal, a segunda são as expressões como olhar carinhoso, palminhas, carinho, beijos, afagos, aquelas que fazem a criança sentir que estamos contentes com um comportamento ou que estamos ali do lado para ela ficar segura.

 

Não tenha medo de parecer maluco, comece a falar com seu pequeno contando que vai trocar sua fralda e durante a ação vá dizendo o que está fazendo, faço o mesmo para o banho, o mamar ou qualquer outra atividade do dia a dia. Estudos indicam que este tipo de comportamento resulta em uma criança que aprende a falar mais rápido e com vocabulário mais amplo.

Quando eles comecem a balbuciar, mesmo que você não entenda nada, responda e crie uma conversa de faz de conta, respondendo coisas aleatórias como “concordo com você meu amor” ou “jura, você fez tudo isso hoje?”. A criança sente que seu esforço na tentativa de se comunicar vale a pena por que você está atento a ela.

Cada criança é uma pessoa diferente e aprende de forma diferente, mas algumas dicas podem ajudar nesse momento da fala:

  • Tenha uma postura brincalhona e animada ao falar com seu bebê
  • Olhe nos olhinhos do seu filho quando falar com ele
  • Fale lentamente
  • Enuncie as palavras claramente
  • Destaque uma palavra chave em uma frase “você viu o gato?”
  • Fale sílaba por sílaba de algumas palavras “ca-cho-rro”
  • Repita várias vezes uma mesma palavra, a criança ouve apenas algumas sílabas por vez e é a repetição que vai ajuda-lá a compreender a frase como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário