quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Quarto sem cama - a proposta Montessoriana e minha experiência

Quando comecei a montar o quarto da Manu eu descobri a Pedagogia Montessoriana aplicada a casa, principalmente ao quarto do bebê, logo me apaixonei pela ideia de montar um ambiente seguro e adaptado as necessidades da criança e não as minhas próprias. Tudo lindo né? Mas na prática as coisas foram um pouco diferentes…

IMG_3008

Antes, para quem não conhece, a Pedagogia Montessoriana foi criada em 1907 por Maria Montessori, primeira mulher italiana a se formar médica. Além da carreira em medicina ela era educadora e criou um método baseado na relação da criança com um ambiente criativo. A ideia era que o ambiente estimulasse o aprendizado sozinho e espontâneo.

Por isso, a ideia é que a casa é da criança e não dos pais, deve ser segura e estimulante, evitando as coibições, os excessos de “ai não pode” e os riscos relativos a insegurança de alguns objetos ou móveis.

Eu montei o quarto da Manu parcialmente montessoriano por que não consegui evitar a cômoda/trocador. No restante estava tudo bem, usei o colchão no chão por mais ou menos uns 5 meses, a Manu não rolava ainda e estava tudo indo a mil maravilhas até chegar o verão e eu descobrir (morava a pouco tempo na minha atual casa) que onde vivo há muito pernilongo.

Junto com a minha infeliz descoberta a Manu começou a engatinhar e as vezes acordava entre o colchão e o chão, mas mesmo assim, o método não atrapalhava o seu sono ou o meu, eu colocava travesseiros e colchonetes e ela não ficava no chão totalmente.

Até que foi inevitável a compra de um mosquiteiro e daí surgiu o impasse, a Manu que começou a engatinhar acordava e começava a se enrolar no mosquiteiro o que passou a ser uma situação perigosa para ela.

IMG_4172

Sem pensar duas vezes troquei o colchão no chão por um daqueles berços móveis e foi assim que resolvemos a situação, não deixo de oferecer um ambiente legal e ao alcance dela, porém precisei adaptar o método a minha realidade. Só que agora o berço está pequeno e eu tenho que mudar a Manu para uma cama, mas e ai? Como mudar um bebê de 18 messes que está há mais de um ano dormindo em berço e que não está acostumada a dormir em cama ou colchão?

A resposta eu não sei, mas em breve eu te conto, pois mudei hoje o quarto dela e vamos ver o que vai dar!

IMPORTANTE: algumas mamães me perguntam como montar um quarto montessoriano, seguem algumas dicas:

1) Colchão do Chão ou cama baixa – pode usar desde o nascimento do bebê

IMG_0408

2) Imagens - na altura dos olhos da criança.

IMG_0406

3) Rodízio de brinquedos.

São cerca de 6 de cada vez.

4) Livros ao alcance da Criança.

IMG_0410

5) Espelho (o ideal é que seja de acrílico como o meu, pois é mais seguro para criança). Na horizontal quando o bebê ainda não anda e na vertical quando a criança já fica em pé.

IMG_0412

6) Proteção no chão para diminuir o impacto quando a criança cai.

IMG_0413

7) Móveis fixados na parede.

A estante da Manu é parafusada na parede.

8) Tomadas protegidas.

IMG_0407

9) Barra de apoio para ajudar a criança a se apoiar e andar.

Barra

Fonte: https://www.pinterest.com/pin/457748749598499307/

10) Estimulo a independência e escolha – roupas a disposição.

quarto-montessoriano-potencial-gestante

Fonte: Blog Potencial Gestante

Nenhum comentário:

Postar um comentário