terça-feira, 4 de novembro de 2014

Qual o livro certo para crianças menores de 3 anos?

Você já deve ter lido inúmeras vezes sobre os benefícios da leitura para os bebês e até quem recomende que a leitura comece ainda quando o bebê está na barriga para que ele se conforte com a nossa voz. A leitura é comprovadamente um dos maiores estimulantes da mente dos pequenos e nosso papel é fundamental nessa ponte entre eles e o mundo dos livros.

IMG_3688

 

Ao ler para o seu filho, não faça isso automaticamente, leia com paixão, faça sons, interprete a voz dos personagens, mude o tom de voz nos momentos de tensão e faça da leitura um momento mágico.

Os livros com muito texto não motivam muito os pequenos, por isso não se prenda na leitura de cada palavra, conte a história usando como base as imagens, mas adapte com algo do dia a dia da criança. Por exemplo, quando conto a história do João e Maria, eu finjo que o papai deu uma bronca por que eles mexeram onde não podiam e depois conto que eles pediram desculpas.

IMG_6244

Eu tenho uma questão muito pessoal de não gostar de tramas de princesa ou cheias de bruxas más, acho que por enquanto a Manu precisa lidar e aprender o real e quando maior lidar com a fantasia, já sabendo separa um do outro.

Segundo a Tracy Hogg, do Livro Mais Segredos de Uma Encantadora de Bebês, para crianças menores de três anos é indicado que o livro tenha:

  • Um enredo simples: quando bem bebês, livros que indicam objetos ou pessoas do dia a dia despertam mais interesse aos pequenos e quando maiores são ótimos para estimular a fala.

IMG_8832

  • Durabilidade: crianças menores de 18 meses precisam de livros com capas e páginas resistentes e atóxicos (eles podem por na boca).

IMG_8831

  • Ilustrações: cores vivas e desenhos com traços claros e realistas são os mais indicados. Depois dos três anos ou até um pouco antes, as crianças já podem lidar com a fantasia, mas antes disso, eles ainda estão aprendendo a lidar com a realidade, por isso é mais interessante buscar o dia a dia.

IMG_8830

Pela minha experiência, incluo na lista:

  • Se você achar livros com bebês como tema principal, compre, eles adoram se reconhecer na história.

IMG_8833

  • Livros sem palavras, com figuras ou sons como animais com formas simples são ótimos para os bebês com 5 ou 6 meses.

IMG_8834

    • Existem livros para banheira, livros de tecido, livros com marionetes e daí por diante que são ótimos para as crianças brincarem e explorarem sozinhas.
    • Deixe os livros ao alcance do seu bebê, faça uma estante baixa para que ele possa pegar um livro para brincar sempre que quiser.
      IMG_8829
  • Livros que falam sobre uma mudança da rotina (como tirar a fralda) são ótimos para ajudar a criança nessa fase.

Espero que essas dicas ajudem e uma ótima viagem ao mundo da leitura para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário