quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Mitos e verdade sobre os cuidados com os mamilos da gestação

Se há algo que a gente ouve quando fica grávida são exemplos de amigas ou parentes que fizeram algo e que nos juram que foi ótimo, que também devemos fazer.

bucha

Entre muitos exemplos, os cuidados com os bicos dos seios são unânimes no quesito “verdades do povo”. Segue alguns mitos e verdades sobre estes cuidados:

  • Tenho que deixar o mamilo mais resistente – MITO - não é necessária nenhuma preparação, as mudanças hormonais já são suficientes para deixar os mamilos mais resistentes para a amamentação;
  • Devo hidratar o mamilo durante a gestação – MITO – não é necessário, o a pele da região possui uma hidratação natural e a ideia é deixar a pele mais resistente, por isso hidratante não ajudaria.
  • Devo esfoliar o mamilo na gravidez –MITO – apesar de muitas mulheres garantirem que fizeram e que foi ótimo, especialistas não recomendam a prática, pois ao invés de ajudar a fortalecer a pele, o uso de esponjas, buchas ou pedras polmes podem causar fissuras no bico do seio e deixa-lo ainda mais sensível para amamentação.
  • O banho de sol é ótimo para os mamilos – VERDADE – ele auxilia a ampliar a resistência da pele. O sol deve atuar diretamente no peito sem roupa, em um período de 10 a 15 minutos (antes das 10h e depois das 16h). Caso não tenha uma área privativa onde possa pegar sol, você pode utilizar uma lâmpada comum (tipo um abajur), a lâmpada deve ter no máximo 40w ou 60w, a ideia é gerar calor e não queimaduras. Não encoste o mamilo na lâmpada e a aproxime a uma distância que você se sinta o calor, mas não desconforto.
  • Devo lavar o peito só com água e evitar sabonete – VERDADE o mamilo já tem uma hidratação natural que o sabonete acaba alterando, o ideal é apenas usar água.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/preparando-os-seios-para-amamentar/

http://brasil.babycenter.com/a1500019/como-se-preparar-para-a-amamenta%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário