sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Curva de Crescimento das Crianças – Entendendo os Percentis

Não há nada do mundo que deixe os pais mais ansiosos do que saber se o peso e a altura de seus filhos correspondem com o ideal para sua idade. Eu ficava na maior expectativa quando ia ao pediatra com a Manu pois queria ver em que pontinho da tabela do crescimento ela iria estar daquela vez.

IMG_0235

A Curva de Crescimento é uma tabela usada pela pediatria mundial que estabelece um cálculo que cria uma média entre idade e peso ou idade e altura, correlacionando peso e altura até os 2 anos de vida. Essa média se baseia em pesquisas que analisam o peso e a idade das crianças em diversas faixas etárias, os chamados percentis.

Você sabe como funciona uma tabela de percentil?

A curva de percentil é uma representação numérica da população infantil, por isso se um bebê se encontra no percentil 50 de altura e peso, significa que ele é maior e mais pesado que 50% dos bebês de sua idade. Se ele estiver no percentil 10, quer dizer que apenas 10% dos bebês da mesma idade são mais baixos ou mais leves.

Você deve estar se perguntando, pois se meu bebê está no percentil 10, quer dizer que 90% dos bebês da mesma idade são maiores e mais pesados que ele, certo? Se for isso meu bebê é subnutrido?

A resposta é que não necessariamente, na verdade o percentil é um cálculo generalista que leva em consideração um valor médio. Cada bebê ou criança é um ser único e deve se considerar singularidades como herança genética (altura e peso dos parentes mais próximos), massa corporal, entre outras questões. Por isso, não necessariamente um bebê percentil 90 é mais saudável do que um bebê de percentil 10, tudo depende de uma somatória de fatores.

Um bebê que segue sua linha na tabela de forma regular (independente do percentil) certamente é um pequenino saudável e está dentro da normalidade do seu perfil. Descender um número no percentil também é muito normal, os pais só devem se preocupar se houver uma diminuição de mais de dois percentis na curva de crescimento, neste caso devem conversar com o pediatra que investigará a causa.

O Ministério da Saúde oferece em seu site algumas tabelas que você poderá utilizar com seu filho em suas consultas ao pediatra. Clique nos links que seguem e baixe a sua planilha:

MENINAS

1) Peso por Idade – 0 a 5 anos

2) Peso por comprimento – 0 a 2 anos

3 Peso por Estatura – 2 a 5 anos

4) Crescimento/Estatura por idade – 0 a 5 anos

MENINOS

1) Peso por Idade – 0 a 5 anos

2) Peso por comprimento – 0 a 2 anos

3 Peso por Estatura – 2 a 5 anos

4) Crescimento/Estatura por idade – 0 a 5 anos

O site guia do bebê oferece também uma calculadora virtual, clique aqui e acesse o link.

Fonte: http://www.abeso.org.br/pagina/393/curvas-de-crescimento-da-oms-de-2006-e-2007%C2%A0.shtml

Um comentário: