segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cozinhando com afeto – 1ª parte

Por Elis Cavalcante

Cozinhar para seu filho pode e deve ser algo prazeroso, e mais prazeroso ainda é vê-lo raspando o prato. Elaborar refeições saborosas e criativas exige organização, higiene, bons equipamentos e utensílios e técnicas.


Fonte: Walmart - http://www.walmart.com.br/produto/Bebes-e-Criancas/Acessorios/Love/379248-Prato-c--Divisorias-e-Talheres---Love

Estarei aqui então todos os meses para um bate papo sobre elementos essenciais para se cozinhar bem.

Primeiro, vou listar o que não pode faltar na sua cozinha. Não é necessário comprar nada caro, o importante é que sejam resistentes e de materiais atóxicos. Fogão, geladeira e liquidificador já são elementos básicos de uma cozinha. Nem precisamos listá-los. Junte a eles uma balança e se o orçamento permitir, um mixer e uma batedeira.

Para um bom pré-preparo, algo importante para que as atividades transcorram bem, uma boa tábua de corte de material plástico resistente e lisa, as reentrâncias podem se tornar focos de contaminação.

As facas que não podem faltar são a faca do chef e a de legumes, acompanhadas de um bom descascador de legumes, ralador e de uma tesoura.

Faca do chef                                                            Faca de legumes

clip_image002                                 clip_image004

clip_image006

 

Uma centrífuga de verduras para que as folhas depois de higienizadas, fiquem livres de excesso de água e possam, ao serem armazenadas na geladeira, ter uma maior durabilidade. E muitos potes plásticos com tampa para uso em micro-ondas e freezer.

 

Batedor pera, conhecido como fouet, bowls de inox e plástico e bacias e jogos de medidas padrão de xícaras e de colheres.

           clip_image008 clip_image010 clip_image012

 

clip_image014

Peneira de malha fina e outra com buracos maiores e para fazer purês e triturar vegetais cozidos, um bom passador de legumes.

Várias panelas de diferentes tamanhos e feitas de material resistente e mais grossas para que o cozimento seja adequado. Junto delas uma frigideira e panela de pressão.

clip_image016Espremedores manuais ou elétricos para laranja e limão e um para alho.

Formas e assadeiras, um boleador e pão duro para não perder nada ao tirar todo conteúdo de bowls, bacias e panelas.  

Borrifador de plástico para óleo e assim usar menor quantidade nas clip_image018panelas no cozimento.

Conchas, espátulas, espumadeiras, pegadores, colheres e garfo de cabo longo.

Com uma cozinha bem montada tudo fica mais fácil.

Agora é só organizar sua cozinha e nos próximos encontros vou ensinar como pode ser fácil, leve e prazeroso cozinhar de forma saudável.

Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário