quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Como e quando lavar as roupinhas do bebê que vai nascer

A chegada dos bebês nos deixa super ansiosas, não é mesmo? Aos 7 meses de gravidez meu enxoval estava todo completo e aquele monte de roupas no guarda-roupa me deixava desesperada por deixar tudo preparado para a chegada da Alice.

varal

Quando completei 35 semanas de gestação decidi que era hora de deixar tudo o que usaria nos 3 primeiros meses prontos, aproveitando que ainda me sentia um tanto quando disposta.

Abaixo algumas dicas que segui e que podem te ajudar a decidir o que fazer primeiro. E prepare-se para ter um cheirinho de bebê indiscutivelmente bom na sua casa!

- o ideal é que, se você tem uma gravidez tranquila, sem riscos, comece a organizar as roupas do bebê entre a 34ª e a 37ª de gestação. Já se sua gravidez é de múltiplos, é de risco, ou se você tem qualquer chance de parto prematuro, adiante umas 3 semanas nesse prazo.

- comece pelas roupas que levará para a maternidade. Aqui tem um post sobre a mala da maternidade, para você decidir o que vai levar. Separe cada conjunto em saquinhos de tecido, para ficar mais fácil na hora de entregar para as enfermeiras. Dessa forma você nào tem que ficar “escolhendo” roupas na maternidade.

- se for deixar as roupas do bebê de molho, tenha um balde exclusivo para ele, garantindo assim que ali nào tem resíduo de nenhum outro produto.

- o sabão de côco e o sabão neutro são os mais indicados para lavar as roupas do bebê. Nos primeiros meses o amaciante não é necessário, mas se quiser você pode usar só um pouquinho, escolha os de bebês. Aqui em casa usei o sabão líquido Vida Macia, mas tenho uma amiga que também usou e o bebê teve alergia. O sabão de côco é realmente o mais indicado nos primeiros meses.

- enxágue as roupas muito bem. Mesmo que o bebê não tenha alergia ao sabão o excesso dele na roupa pode causar irritação na pele, que é muito sensível.

- pelo menos até o bebê completar 1 aninho, não use nenhum tipo de alvejante ou sabão comum nas roupas dele.

- Lave roupas mais delicadas e as peças de lã sempre à mão.

- Separe as roupas claras das roupas escuras, isso vale para toda a vida.

- Você pode lavar as roupas do bebê na máquina de lavar, desde que separadas das do restante da família.

- Mantar, lençóis, cobertas, fronhas e tudo o mais que o bebê for usar deve ser lavado seguindo as mesmas recomendações. Considere tudo como “roupa do bebê”.

- Passe a ferro quente todas as roupas que serão usadas pelo bebê. Caso você se sinta muito cansada, ou não se sinta segura para usar o ferro (grávida a gente fica tão desastrada, não é?!), peça ajuda à sua mãe, à cunhada, irmã, sogra ou a quem puder ajudar nessa tarefa.

Guarda-roupa

Aqui em casa eu tenho uma ajudante, que vem alguns dias da semana deixar tudo limpinho e no lugar para mim, mas vou contar que quando se tratava das roupas da Alice eu era super ciumenta. Eu mesma lavo até hoje, e eu mesma passei por um ano. Somente depois que a Alice fez 1 aninho é que deixei a Rê me ajudar a passar as dela também. Neurótica eu? Imagina…

Nenhum comentário:

Postar um comentário