quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Fazendo a higiene bucal dos bebês

Os cuidados com a higiene bucal dos bebês devem começar antes dos primeiros dentinhos aparecerem. A recomendação é que, após a mamada, a mãe passe uma gaze ou uma fralda umedecida com água filtrada na gengiva e na língua da criança para retirar os resíduos do leite.

Dr. Cid Pinheiro, pediatra do Hospital São Luiz Morumbi, afirma que apesar de tentarem, normalmente as mães não conseguem realizar esta tarefa porque as crianças não permitem. Para tranquiliza-las, ele explica que “até o surgimento dos primeiros dentes, o próprio movimento da língua do bebê ajuda a eliminar os alimentos. Como ele só mama e o alimento é o leite, que é líquido, a saliva também ajuda a digeri-lo.”

how-to-brush-baby-s-teeth
Fonte: http://www.parents.com/

Mas nós mamães sabemos que a preocupação aumenta quando nossos bebês começam a ter dentinhos, por volta dos seis meses (essa é uma média, mas aqui em casa os primeiros chegaram somente aos 10 meses, e foram só 2 até 1 ano e 2 meses). E podem acreditar: a higienização dos dentes de leite dos pequenos é fundamental. “A partir do nascimento dos dentes, é essencial que a família faça a higiene bucal da criança. Eles podem usar uma dedeira, molhá-la num copo d’água e passá-la por toda a boca do bebê”, completa Pinheiro.

Não existe uma idade certa para que os pequenos aprendam a escovar os próprios dentes. Vai depender da coordenação, da habilidade motora de cada um. O importante é que, iniciando a higienização desde cedo, além de contribuir para a saúde, a gente desenvolve o hábito da escovação que ela deverá ter no futuro.

Aqui em casa todas as manhãs e noites Alice escova os dentinhos com o papai. Ele deixa ela escovar sozinha enquanto ele escova os dentes dele, e depois ele a ajuda, escovando os dentes do fundo, o sorriso e a língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário