sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dicas para fotografar seu filho: Enxergue além da tela e fotografe seu filho com o coração (e com um pouquinho de técnica também)

Por Priscila Rossi

Os primeiros anos da infância dos nossos filhos passam muito rápido. Mas acredito que só vamos perceber isso quando tudo já tiver passado. E a única recordação que teremos dessa fase serão nossas memórias e as fotografias. E é ai que está a magia de fotografar...poder revisitar sempre que quiser um momento que não volta mais...

Como não conseguimos ter um fotógrafo 24 horas por dia ao nosso lado, algumas dicas podem facilitar muito pra que você mesma possa fazer seus registros. O objetivo aqui não é te tornar um profissional, mas ensinar algumas técnicas pra que você registre o dia a dia do seu pequeno. Pros grandes momentos, contrate um fotógrafo! ;)

Então vamos lá:
- Pra fotografar é preciso uma câmera, certo? E se ela estiver no fundo do guarda roupa fica difícil acessá-la sempre que você quiser registrar uma fofurice. Portanto a primeira dica é: deixe sua câmera sempre por perto. E, além disso, invista um tempinho lendo o manual. Hoje em dia as câmeras (mesmo não sendo profissionais) são cheias de recursos fantásticos e conhecendo-os você poderá utilizar ao máximo tudo o que é oferecido e melhorar muito a qualidade das suas fotos.

- A fotografia é basicamente feita de luz. Uma boa iluminação ajuda muito na criação de belas imagens. Então sempre que for fotografar, preste atenção na luz do ambiente. Deixar seu filho próximo a uma janela, por exemplo, ajuda muito pra se ter um belo registro. Mas atenção: evite o uso do flash. Ele, se não for bem utilizado, causa sombras que não deixam a fotografia bonita. Evite também fotos nos horários que o sol está muito forte se for fotografar em ambientes externos. Se for fotografar no sol do meio dia, por exemplo, procure uma sombra de uma árvore. Sol forte direto no rosto do fotografado, além de deixá-lo em todas as fotos com os olhos fechados pra aguentar o sol, vai criar sombras desagradáveis no rosto.

1 - 2014-04-21 13.58.57

- Outro item muito importante para uma boa fotografia é o que nós, fotógrafos, chamamos de composição. Resumidamente, composição é a "organização" dos elementos da foto (o motivo principal da foto, as cores, as formas, o fundo). Tudo isso deve estar em equilíbrio. Para uma boa composição fotográfica existem muitas regras, mas dica mais preciosa pra quem não é profissional porém quer ter fotos bonitas é a regra dos terços. Ela é bem simples: quando tiver fotografando, desenhe mentalmente um "jogo da velha" na imagem que você pretende registrar. Tudo o que for importante nessa foto deve ficar em alguma das 4 linhas de convergência. Parece complicado? Veja as fotos abaixo pra ficar mais claro:

image

2 - IMG_9031

Inclusive alguns celulares têm a opção de acionar essas grades quando você estiver fotografando. Assim você nem precisa criar uma imagem mental ;)

- Outro item que faz toda a diferença é o ângulo da foto. Fotografar na altura da criança insere quem está vendo a foto no mundo dos pequenos. Se for fotografá-la de cima pra baixo, peça pra que ela olhe pra você, criando um foco lindo no olhar do seu pequeno. Use a criatividade e se arrisque em novos ângulos!

3 - Ivy 6m sem logo-1  4 - Ivy 6m sem logo-1-2

- Fotografe memórias: registre tudo o que você vai querer lembrar daqui há alguns anos. A farra na hora do banho, seu pequeno com o brinquedo favorito, os marcos de cada fase (primeira vez que sentou, que andou, etc), detalhes tais como pés, mãos, uma marquinha de nascença, a orelhinha, enfim, tudo que enche o nosso coração de amor. E registre tudo isso com naturalidade. Evite ficar fazendo com que seu pequeno pose pras fotos. O encanto está em guardar aquela cena e aquele momento pra sempre, sem interferências.

Fotos de acervo pessoal feitas com celular e câmera profissional. O importante é registrar com amor! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário