quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Consumo Compartilhado ou Colaborativo – Nós Apoiamos!

Antes de a Manu nascer eu e meu marido já falávamos como gostaríamos de ser um exemplo para nossos filhos, principalmente no que se relacionada a cuidar do nosso planeta e valorizar tudo o que temos.

Sustentabilidade é uma palavrinha que já está até gasta de tanto que a gente usa né? Mas é esse termo que temos que tem em mente, pois são as nossas atitudes que vão garantir que nossos filhos, netos e demais gerações tenham um planeta para chamar de casa. Por isso, é nossa obrigação seguir a risca aquela frase “vamos deixar filhos melhores para o nosso planeta”.

IMG_3114

Dentre as inúmeras atitudes que podemos tomar, está o consumo consciente, quando compramos um produto de forma responsável, medindo a nossa necessidade de aquisição. Segundo a ONG WWF, você deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Necessito, mesmo, desse produto ou serviço?
  • Ele é econômico? Não poluente? É reciclável?
  • Seus ingredientes ou componentes são obtidos respeitando-se a conservação do meio ambiente e da saúde humana?
  • Ele é seguro?
  • A empresa respeita os direitos dos trabalhadores?
  • A empresa respeita os direitos do consumidor?

Uma das alternativas para que você não precise deixar de aproveitar as novidades que existem é o consumo colaborativo, quando você troca, empresta, compra objetos usados ou aluga. Existem inúmeras empresas que atuam com esse tipo de serviço como aquelas que alugam bicicletas, as feiras de trocas, sites como o Toma lá da cá, o Clube do Brinquedo, entre outras.

PicnicPapoMaternidade-119

Fonte: Josi Guimarães - clique aqui e conheça o lindo trabalho dela

Nós tivemos a oportunidade de conhecer o projeto do pessoal do Clube do Brinquedo por conta de uma parceria entre o blog e a empresa e nos apaixonamos pela ideia e já viramos sócias. É incrível poder alugar brinquedos que eu não compraria (tamanho, investimento...) e dar a oportunidade da Manu ou da Alice se divertirem com esses objetos, sem gerar o consumo de uma peça que seria descartada brevemente e que geraria mais impacto no meio ambiente.   

   IMG_7925    IMG_2994     IMG_7928    IMG_7979 

Além disso, percebemos que há também uma questão de formação de consciência de coletivo, as meninas sabem que os brinquedos não são delas e que precisam cuidar para que outras crianças também possam brincar. Além disso, quebramos o apego ao objeto e introduzimos a questão da doação e da divisão do que temos com o outro.

Nós do Papo Maternidade apoiamos e acreditamos que o consumo colaborativo é uma alternativa para diminuir o impacto das nossas atitudes com o meio ambiente e fazemos um apelo, pense e repense o que você for consumir sempre, o planeta agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário