quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Como acalmar o choro dos bebês recém-nascidos - Ruídos brancos (White Noise)

Nascer não é um evento tão simples assim né? Imagina que você estava seguro, na barriga da mamãe, alimentando-se bem, quentinho e pertinho do coração dela. Por que você iria querer sair desse lugar?

O famoso pediatra Dr. Harvey Karp, dono da teoria “O bebê mais feliz do pedaço” defende que a gestação deveria compreender um trimestre a mais, os três primeiros meses de vida deveriam ser considerados uma gestação extra-uterina. O bebê humano é um dos animais mais indefesos que existem, por isso ele propõem que façamos o máximo para reproduzir o ambiente uterino.

Ele ensina várias técnicas para acalmar o bebê e sugere que elas sejam utilizadas nesses primeiros meses. Entre elas o uso dos chamados ruídos brancos.

O ruído branco é um tipo de som produzido pela combinação simultânea de sons de todas as frequências. O adjetivo branco é utilizado para descrever este tipo de ruído em analogia ao funcionamento da luz branca, dado que é obtida por meio da combinação simultânea de todas as frequências cromáticas.

Manuela-1

O útero possui um ruído que lembra um chiado e por isso esse sons remetam ao barulho que o bebê ouvia quando estava na barriga da mamãe e podem ter um efeito calmante quase que imediato.

Esses ruídos podem ser obtidos com um aspirador de pó, secador de cabelo, o som alto reproduzido pela nossa boca “Xiiiiiiiiii”, além de aplicativos para o celular que reproduzem esses sons e muito mais.

ovelinha

Aqui em casa nós usamos muito essa ovelhinha  que é chamada Sleep Sheep que eu comprei no exterior, mas você poderá comprar aqui no Brasil em lojas especializadas em artigos importados. Ela é um ursinho comum que possui um sistema de áudio com ruídos brancos. Além disso, ela vem com um velcro, você pode colocar no berço ou no carrinho.

Eu fiz um vídeo para mostra como ela funciona, Clique aqui e assista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário