terça-feira, 21 de outubro de 2014

A importância do olhar entre mamãe e bebê

Por Bruna Cardoso

Encontramos na internet diversos textos de orientação para as mães no momento da amamentação, e a maior parte tem os mesmos princípios básicos: indicam posições que facilitam a pega correta, a busca por um ambiente calmo, os problemas e dificuldades pelos quais as mães de primeira viagem passam. Entretanto, dia desses um desses textos, muitas vezes tão populares, me preocupou. Neste, havia uma orientação para as mães se distraírem assistindo a TV enquanto amamentavam. Para refutar essa dica, vim lhes passar uma informação muito importante. Vem comigo!

Existe uma antiga discussão a cerca do assunto entre grandes nomes da psicanálise e geneticistas e eu não tenho a pretensão de comprovar um ou outro. Acredito que, na verdade, um complementa o outro, pois ambos estudam o que acarretam as patologias nos seres humanos e, a meu ver, a psicanálise não tem o objetivo de culpar, mas, assim como a genética, apontar um dos possíveis fatores de risco para autismo. Existem muitas pesquisas que relatam o não olhar da mãe para o filho como um fator desencadeante para o autismo. É claro que a genética é fator fundamental de pré-disposição de inúmeras doenças, assim como essa, mas já é sabido que não é fator determinante. Já o meio em que o indivíduo esta inserido e as experiências que o mesmo vivencia influenciam diretamente em seu desenvolvimento psíquico e físico.

HG253_baby-breastfeeding-basics_FS
Fonte: http://www.healthguru.com/

Portanto, quando o bebê busca pelo olhar da sua mãe e não o encontra, além da grande chance de gerar insegurança, que irá se refletir ao longo de sua vida, é apontado por especialistas como um dos fatores de risco para o desenvolvimento do autismo. É no olhar da mãe que ele encontra seu porto seguro enquanto é alimentado, seja no seio ou na mamadeira.

A ocitocina, conhecida como o hormônio do amor, está presente em maior quantidade no organismo no período pós parto. Especialistas citam que ao olharem para o bebê enquanto amamentam, as mães dotam-se de um sentimento que transborda, e este momento é também um dos que mais estimula a produção do leite materno diretamente na fonte, no hipotálamo.

Então mamães, amamentem seus filhos com o seu olhar de amor. Nada pode ser mais importante do que o desenvolvimento saudável de seu filho, pois o Amor alimenta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário