quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Viagem - 5 cuidados para ter com o bebê na praia

A maior parte dos pediatras só indica que os bebês conheçam a praia a partir dos 6 ou 8 meses. Foi assim com a Manu e a Alice, e logo que liberou a gente partiu pra praia, afinal as duas deram sorte de nascer em famílias de amantes do litoral.

IMG_8057

É preciso, entretanto, ficar atento aos riscos que tanto o sol, quanto a areia e a água podem trazer. Abaixo 6 cuidados importantes para ter com o bebê na praia.

1 - Exposição ao sol
Antes dos 6 meses a pele do bebê ainda é muito sensível e o ideal é que seu tempo de exposição ao sol não passe de 15 minutos, e sempre nos horários de sol mais fraco (antes das 10h e depois das 16h). Para os maiorzinhos, aplique protetor solar com FPS superior a 30 e reaplique a cada meia hora, mesmo nos dias nublados.

2 - Alimentação
Não é indicado oferecer às crianças pequenas nenhum alimento vendido na praia, como milho cozido, espetinho de queijo ou até mesmo picolés. O ideal é que seu filho tome muitos líquidos, de preferência água e sucos naturais feitos por você e mantidos em copo térmico ou bolsa térmica. Se a fome apertar, ofereça uma fruta levada por você, biscoitos integrais ou biscoitos de polvilho.

3 - Água doce após a água do mar
A chuveirada após o banho de mar é super recomendada para tirar o excesso de sal do mar que fica na pele. Algumas crianças têm a pele mais sensível, e o sal pode causar algum tipo de irritação. Então a dica é que assim que sair da praia dê uma chuveirada na criança tirando o excesso de areia e de sal. Quando chegar em casa dê banho não muito quente e passe hidratante em seguida.

IMG_8256

4 - Água no ouvido
Se seu pequeno reclamar que entrou água no ouvido, deite-o com a cabeça virada, com o ouvido que incomoda virado para baixo e aguarde. Um pedacinho de algodão na entrada do conduto auditivo pode ajudar. Se ele continuar reclamando de dor, procure o pediatra, pois pode ter se iniciado uma otite. Fonte: bebe.com.br.

5 - Acessórios
Mãe e bebê na praia resultam em bolsa enorme e cheia de tralhas. Não economize. Coloque chapéu no pequeno, se o sol estiver forte cubra-o com uma camisetinha de tecido leve. Capriche no protetor solar, tenha bolachinhas, biscoitos e frutas. Não se esqueça da garrafinha de água potável, e leve também uma garrafa de água de torneira, para lavar as mãos e rosto da criança/bebê depois que ele brincar com areia.  Tenha também uma toalha para enxugar seu filho após o banho de mar se ele sentir frio, e uma ou duas trocas de roupa. Para os bebês, leve três ou quatro fraldas de praia/piscina, lenços umedecidos e muitos brinquedinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário