segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Quanto custa uma babá?

 

Há alguns meses nós publicamos um post sobre os custos e a comparação entre uma babá e uma escola. Chegamos à conclusão de que os custos (dependendo da região que você mora) são muito próximos. Clique aqui e confira esse post.

Baba

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/a-super-baba/

Entretanto, percebi que essa informação estava incompleta, pois hoje, a babá tem direitos trabalhistas e não temos apenas o custo do salário, temos também os encargos que a contratação de um funcionário impõe.

Quais custos você deve considerar:

· O salário líquido: normalmente os patrões não descontam de seus empregados domésticos as tributações, ou seja, se combinarem um valor com seu profissional, o patrão assume as despesas com tributos.

· Vale-transporte: por lei, os empregados domésticos têm direito ao valor da condução. Alguns patrões preferem dar o valor em dinheiro, porém, vale lembrar que na somatória no caso de um processo de rescisão, esse valor acaba entrando como salário também. O patrão tem o direito de descontar 6% do salário do colaborador por conta do transporte, mas a maioria não desconta.

· INSS: esse tributo é pago pelo funcionário e pelo patrão. O patrão paga 12% e ele tem o direito de descontar mensalmente se 8 a 11% do salário, de acordo com a faixa salaria do empregado. Para saber a faixa de desconto, visite o site da Previdência Social. Normalmente os patrões não repassam para seu empregado a taxa e assumem as duas parcelas.

· FGTS: a contribuição equivale a 8% do salário do mês e é pago pelo empregador.

· Poupança da Rescisão: Caso você precise demitir sua funcionária, você terá que pagar uma multa de 40% em cima da sua arrecadação para o FGTS. Os especialistas indicam que você faça uma reserva de capital mês a mês, prevendo uma necessidade como essa,

· Férias: assim como as empresas, o funcionário do lar tem o direito a 30 dias de férias, podendo vender 10 dias das férias e receber esse valor em dinheiro. Você terá que pagar para o seu funcionário um bônus de 33,3% do salário para as férias.

· 13º Salário: é um salário integral pago no final de cada ano.

· Carga horária: 44 horas semanais.

· Hora extra: qualquer quantidade de horas trabalhadas pelo empregado a pedido do patrão que ultrapasse o limite máximo diário de duas horas extras por dia.

· Alimentação e moradia: o patrão não terá que pagar para diretamente para o seu empregado, mas os custos da vasa irão aumentar.

· Uniforme: caso o patrão opte pelo uso do uniforme, o custo será dele.

· Plano de Saúde: opcional, mas ser você puder, será uma ótima opção para os cuidados do seu funcionário com a saúde dele.

Lembre-se: a babá não é uma máquina, ela irá faltar, ficar doente, tirar férias, então tenha sempre em vista um plano B no caso dessas ausências e se você não tiver ninguém por perto para ajudar na rotina com seu bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário