terça-feira, 30 de setembro de 2014

Diabetes Gestacional

Quando eu descobri que estava grávida tive que fazer uma série de exames e foi ai que ouvi falar pela primeira vez em “diabetes gestacional”. Eu nem imaginava que a mulher poderia desenvolver essa doença por conta da gravidez, mas fiquei aliviada ao saber que é algo que passa depois do nascimento do bebê.

Andressa (31)

Diabete é quando o corpo não consegue fabricar insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. A insulina tem a função de controlar a quantidade de açúcar presente em nosso sangue e é usada como fonte de energia. Nosso corpo precisa produzir insulina para atender as necessidades do bebê e quando nosso corpo não consegue fazer isso, passamos a ter a diabete gestacional.

Os médicos por medida de prevenção, já pedem exames bem específicos no começo e no andamento da gravidez para verificar se as mudanças hormonais impactaram de alguma forma na fabricação de insulina pelo nosso corpo.

Bom, se o seu resultado der positivo, você terá que assumir uma série de cuidados durante a sua gestação, mas fique tranquila, a diabetes na gravidez é altamente controlável.

Fui pesquisar para saber qual o problema concreto que o bebê pode sofrer com uma mãe com diabete gestacional. Segundo o site Baby Center, o principal motivo é que o açúcar atravessa a placenta e pode fazer com que o bebê cresça demais, o que dificulta parto e leva a necessidade de uma cesariana. O Bebê também fica mais propenso a icterícia e hipoglicemia após o parto, além de poder apresentar problemas respiratórios.

Há pesquisas que sugerem que os bebês muito grandes têm mais chance de obesidade no futuro e respectivamente, mais propensão a diabete. Por isso os cuidados conforme as orientações do seu médico são imprescindíveis.

Quem tem mais risco de ter diabetes na gestação?

· Mulheres que já tiveram diabetes gestacional em gravidez anteriores.

· Obesidade (IMC acima de 30)

· A idade, quanto mais nova menos chance de ter o problema.

· Parente de primeiro grau diabético que dependa de insulina.

Se você já era diabética antes de engravidar, seu médico deverá manter alguns cuidados extras para que você possa seguir com sua gestação com segurança.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/a700349/diabete-gestacional#ixzz3EAMojbrS

Nenhum comentário:

Postar um comentário