quarta-feira, 24 de setembro de 2014

6 dicas para o banho do bebê

Quando a gente chega da maternidade, com aquele bebezinho tão pequeno no colo, muitas vezes começa a perceber que mesmo tendo pensado em tudo, não foi suficiente. Afinal, antes do bebê chegar a gente só tem a teoria, e somente com ele em casa é que podemos ver se tudo funciona. E é exatamente assim que funciona com o banho.

IMG_2930

Abaixo algumas dicas para a hora do banho ser mais tranquila:

1 - Onde colocar a banheira
O melhor lugar para dar banho é aquele que você consegue montar a banheira, tem espaço para você se movimentar, e espaço para trocar o bebê, para que ele nào passe frio indo de um cômodo a outro. Lembre-se também que a banheira deve estar a uma altura que você nào precise ficar curvada, senão nào há coluna que aguente.

2 - O tipo do sabonete
Esse é uma escolha super pessoal, e muitas vezes quem escolhe é a própria pele do bebê. Os dermatologistas costumam indicar sabonetes neutros e glicerinados, por serem menos abrasivos, com menor chance de irritar a pele. Uma dica é perguntar na maternidade qual o sabonete usado lá e, caso o bebê tenha se adaptado bem, continuar com o mesmo em casa. u particularmente gosto demais do sabonete líquido da Natura Mamãe e Bebê, e usei muito esse quando Alice era recém-nascida.

3 - Lavar a cabeça todos os dias
Nos recém nascidos o recomendado é que se lave a cabeça todos os dias sim, pois podem ter crostinhas resultados ainda de sujeira do parto. Depois de um mês, se estiver muito frio e você perceber que o bebê está com a cabeça bem limpinha (sem restos de leite, por exemplo) não há mal algum em deixar um diazinho sem lavar.

2014-08-30 19.07.13

4 - A temperatura da água
A temperatura ideal para o banho do bebê é entre 35º e 37º, água morna, dependendo do dia (mais quente ou mais frio. Para saber se a água está nessa temperatura você pode usar um termômetro de banho, à venda em lojas especializadas em bebês e até mesmo em farmácias, ou colocar o ante braço na água e ver se está morninha (tem que ser o antebraço, que tem a pele mais sensível).

5 - Precisa lavar a banheira
Depois de alguns banhos é normal aparecer uma crosta de sujeirinhas na lateral da banheira, é gordura que se acumula. Ela pode ser lavada com água e detergente e a parte mais macia de uma esponja.

6 - Secador no cabelo
Antes dos 6 meses de idade nào é recomendado o uso de secador para secar os cabelos dos bebês, pois eles podem irritar o couro cabeludo e você nem perceber. Depois dessa idade pode, mas sempre no morno, e bem longe do couro, cerca de 50 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário