segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Você lê para o seu bebê?

Aqui em casa a leitura antes de dormir já se tornou um hábito. Alice tem apenas 1 ano e 8 meses, ainda faz muita bagunça na hora da leitura, mas sabe que aquele é um momento importante antes de se deitar. Nós lemos para ela desde muito pequenina, quando ela sequer conseguia identificar as imagens que estavam no livro à sua frente. Ela foi se desenvolvendo e o apego pelos livros aumentando. De repente ela já começava a associar as figuras, depois começou a reconhecer os personagens, lembrar de seus nomes. Hoje ela já escolhe todas as noites qual o livro que irá ler com o papai antes de deitar no berço para dormir.

IMG_1804
Foto: Acervo pessoal

Segundo o site BabyCenter,  “nunca é cedo demais para apresentar seu filho ao mundo dos livros”. Conforme informações do site, “para bebês e crianças pequenas, abrir um livro não tem muito a ver com as palavras que estão lá dentro. É uma chance de aproveitar a interação com a mamãe, o papai, a babá ou a professora. Quando seu filho senta-se no seu colo enquanto você lê para ele, ele não só está curtindo o livro, mas também toda a atenção que você está lhe dando.”

E na prática você vai perceber exatamente isso. Alice muitas vezes não quer ir dormir, quer ficar na sala brincando, começa a fazer birra. Mas é só o papai perguntar “Qual livro vamos ler hoje?” que ela sai correndo para o quarto e começa a apontar para a prateleira. Escolhe o seu preferido daquela noite, senta-se no tapete com o papai e muitas vezes ela mesma já conta a história para ele. Esse é um momento especial, somente deles.

IMG_1814Foto: Acervo pessoal

A leitura antes de dormir também é uma maneira muito efetiva de relaxar a criança. Muitas vezes a criança está agitada, brincando, ou até mesmo nervosa, e a leitura irá relaxá-la, preparando-a para uma noite de sono tranquila.

Algumas dicas para a hora da leitura:
- Estabeleça uma rotina, faça da leitura um hábito diário
- Escolha livros apropriados para a idade da criança
- Repita a história se a criança pedir. Eles gostam de ler o mesmo livro por dias e dias seguidos.
- Interprete a história, cante, faça voz de vovozinha e de lobo-mau.
- Frequente livrarias e feiras de livros com seu filho, deixe-o escolher um livro novo.
- Mostre as palavras. Ajude-o a assimilar o que está escrito ali, fazendo conexão com as ilustrações.
- Deixe claro o seu próprio gosto pelos livros. E se você ainda não gosta de ler, é um excelente momento para iniciar esse hábito tão enriquecedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário