sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Como escolher o calçado ideal para o seu filho

sapato Fonte: Site Bebê Abril – Modelo: Rock star

Se há uma coisa que no meu caso foi um “mico” do enxoval foram os sapatinhos para bebê (entre 0 e 6 meses). Não usei quase nada, a minha bebê ficava muito mais tempo de meia ou descalça nos dias de calor, quando eu ia tentar usar ela já tinha crescido e perdido o sapatinho.

A verdade é que o calçado tem a função de proteger o pezinho dos nossos anjinhos da sujeira, de algo que possa machucar ou mesmo do frio do piso. Para que anatomia do pé dos nossos bebês se forme de forma adequada, os pediatras sugerem que em casa o bebê fique descalço ou de meias.

Os sapatinhos são úteis para sair e compor uma roupinha ou proteger do frio, mas só são realmente necessários quando os bebês começam a dar os primeiros passos. Nesse momento especial, é muito importante escolher um modelo de calçado anatômico, confortável e no tamanho ideal, para que não atrapalhe essa fase de descoberta e aprendizado do seu filho.

· Tamanho: não escolha um calçado maior ou mais largo que o pé da criança, o ideal é que o calçado esteja justo e confortável. Um sapato muito grande pode deixar o bebê com dificuldades de se equilibrar, inseguro para andar e levar a tombos e tropeços.

· Flexibilidade: os primeiros sapatinhos não devem ter um solado rígido, devem permitir a movimentação do pezinho do bebê. É legal que a parte do calcanhar seja firme, como são os tênis.

· Solado: é imprescindível que todos os sapatos tenham solados com ranhuras ou que sejam antiderrapantes, pois essa textura evita os escorregões.

· Por idade: cada fase da vida pede um tipo de sapatinho. Nos primeiros 12 meses o calçado é quase um acessório. Essas idades variar de acordo com o desenvolvimento do seu bebê.

* 0 a 6 meses – bebê não engatinha: (meias, calçados de lã ou de tecido, flexíveis e confortáveis).

* 6 meses aos 12 meses – bebê engatinha: (meias com antiderrapante, meias sapatilhas com antiderrapante, calçados de solado reto e bem flexíveis)

* 12 meses até 3 anos – primeiros passos: (continue com as meias antiderrapantes e os tênis ou calçados confortáveis, flexíveis e com solado mais baixo, deixando os movimentos do pés do bebê mais livres).

* Dos 3 anos em diante – nesta fase a criança já anda de forma mais firme e o caçado pode ser escolhido livremente

· Modelo: os tênis com elástico atrás são sempre mais confortáveis e fáceis de calçar nos bebês e crianças até 3 anos. É mais prático e seguro quando o cadarço também é de elástico ou o tênis se fecha com uma lingüeta com velcro, pois um cadarço desamarrado é um tombo garantido. Sandálias e papetes para os dias de verão, desde que tenham fechamento seguro na parte de trás. Nada de salto durante a infância!

Fonte: http://bebe.abril.com.br/materia/sapatinhos-para-uma-pisada-ideal

http://guiadobebe.uol.com.br/como-escolher-o-calcado-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário