segunda-feira, 9 de junho de 2014

MÚSICA PARA BEBÊS

Os pequeninos costumam amar tudo que envolva música. Até mais ou menos um ano de vida, eles preferem os desenhos musicais, com clipes infantis.

É importante levar em consideração, que as associações pediátricas de alguns países como os Estados Unidos, indicam que as crianças não assistam à televisão antes dos dois anos de vida.

Eu concordo que há, muitas veze, uma grande exposição das crianças aos programas de televisão. Os aparelhos se tornam “babás eletrônicas” para que as mães possam fazer as coisas da casa, o que é bom para mãe. Porém, para assistir o filminho musical os baixinhos deixam de brincar, já que ficam ali maravilhados com aquelas cores e sons.

Eu pessoalmente não vejo problema em apresenta-los a esse universo da TV, desde que com moderação e com a finalidade de diversão e não só de distração para que possamos fazer algo.

Os CDs ou pendrive de música são uma mão na roda. Hoje mesmo, peguei um mega trânsito com a Manu no carro, enquanto eu deixava rolar a música infantil ela ficou quietinha, mas foi só mudar para o jornal no rádio que ela começou a chorar.

Quando a Manu nasceu o universo infantil era um mistério para mim, eu não conhecia nada, tirando a galera da minha época, Trem da Alegria, Xuxa, Sandy e Junior...

Hoje há uma diversidade imensa de opções musicais para seus bebês e saiba de uma coisa, os pequeninos tem gosto musical! Esse gosto muda, pode ser que hoje eles não gostem de algo e amanhã passem a adorar e vice versa.

Eu já mostrei diversos tipos de desenhos musicais para Manu e ela gostou muito dos seguintes:

• Baby Einstein:



Eu amo esses DVDs! São vários tipos, cada um com um objetivo. Há uma certa polêmica sobre o marketing que fizeram em cima dele, pois se vendeu nos EUA com a proposta de ser educativo ao ponto de ensinar a criança a falar por exemplo. Inúmeros pesquisadores disseram que é tudo mentira, que o aprendizado não se altera por que uma criança assiste aos desenhos. A Disney, responsável pela marca, teve até que devolver dinheiro aos pais.

Tem mãe amiga que me diz que os filhos acham chato, mas a Manu ama de paixão. Ela aprendeu a falar algumas palavras por causa do DVD e fica super feliz quando assiste.

Eu acho bem educativo, dentro do que é possível. Ele mistura música, movimento, sons, formas, números, enfim, uma gama de informações úteis para o seu bebê.

Clique aqui e assista um pedacinho.

• Palavra Cantada:



Essa dupla formada pela Sandra Peres e pelo Paulo Tatit muito provavelmente já fez músicas que embalaram a sua infância. As canções tem muita qualidade e respeitam a inteligência das crianças, até os pais gostam de ouvir. O Arnaldo Antunes é um dos parceiros dessa dupla!

Acho que as canções de roda são bacanas e importantes, mas de verdade acho que não oferecem nenhuma novidade. Já as canções da Palavra Cantada são atuais, criativas e ensinam de forma divertida.

Clique aqui e conheça uma das canções.

• Os Pequerruchos:



Eu conheci esse desenho musical pelo Netflix e a Manu amou. Ele trabalha com as canções de roda que conhecemos desde sempre, mas de um jeito interessante. Todos os personagens são crianças e por exemplo, a Dona Aranha é uma menininha vestida de aranha fazendo escalada em um paredão.

Algumas correntes de pedagogia infantil acreditam que mostrar desenhos que não retratem a realidade, com animais falantes, por exemplo, agreguem menos no desenvolvimento intelectual das crianças.

Eu não sou pedagoga, sou só uma curiosa mesmo, por isso acho relevante ouvir todos os lados. Resolvi oferecer um pouco de tudo para Manu, desenhos mais realistas e mais fantasiosos.

Clique aqui e assista um trechinho.

• O Mundo da criança – Toquinho



Eu sinceramente achava que o Toquinho só tinha aquela música Aquarela e me surpreendi quando descobri esse DVD. São várias músicas algumas conhecidas e outras novas só que com um som muito gostoso e letras mais profundas. A Manu gosta bastante das músicas, ela para o que esta fazendo para prestar atenção.

Clique aqui e escute um trechinho.

• Pequeno Cidadão – Arnaldo Antunes + Edgard Scandurra e outros



Quando a Manu era mais bebê ela não gostava, acho que tem um visual mais escuro e um pouco mais de música eletrônica, ela curtia umas coisas mais bobinhas com sonoridade mais suave.

Hoje ela esta começando a gostar. Eu acho bem legal, moderno e com traços de desenho que você assiste em clipes de adultos, mas sempre com músicas que buscam ensinar algo.

Clique aqui e assista um dos clipes.

Bom, eu falei só do que a Manu curte né? Mas existe uma lista infinita de coisas muito boas que seus filhos pode se amarrar:

• Adriana Calcanhoto - Adriana Partimpim
• MPBaby
• Galinha Pintadinha
• Toquinho – Canção de Todas as crianças
• Prá Gente Miúda
• Xuxa
• Babies Love (esse tem Paralamas do Sucesso, Madonna, U2, Creedence, Coldplay...)
• Grandes Pequeninos – Jair Oliveira e Tânia Khalill


Ah Há também a linha gospel infantil:

• DVD e Cd´s infantis da Aline Barros
• CD Milena e Amigos
• CD Crianças Diante do Trono - Davi
• Arca de Noé


Aqui em casa música não pode faltar!

Um comentário:

  1. Peguei a imagem dos pequerruchos para a capa de um vídeo do canal.

    ResponderExcluir