quinta-feira, 29 de maio de 2014

O exame deu Strepcoccus Positivo! E agora? Posso ter parto normal?

Meninas eu posso falar desse tema com propriedade por que o meu resultado foi positivo. Na hora eu dei uma leve surtada e fui consulta o Dr. Google né? Mas não adianta, só conversando com o seu obstetra é que você poderá ter informações mais claras.


Fonte: http://www.nahoradoparto.com/2012/03/streptococcus-b-gbs.html

Em primeiríssimo lugar, não se assuste amiga! Cerca de 20% das mulheres tem essa bactéria, então seu médico esta careca de saber o que fazer hehehe.

Em muitos países do mundo a Cultura para Streptococcus é um exame de rotina feito por precaução no final da gravidez (só feito depois das 35 semanas por que mesmo tratada essa bactéria pode voltar depois de algum tempo). Entretanto, no Brasil ele ainda é recente, por isso, muitos médicos inclusive do SUS não pedem. Converse com o seu obstetra e verifique a possibilidade de realizar o exame.

O resultado positivo indica que você possui a bactéria estreptococo b na região da vagina, por isso a preocupação é com o parto, pois não há risco para você nem para o bebê, enquanto ele está dentro da sua barriga.


Como é feito o exame?
O exame é bem simples, é como um papa Nicolau. O médico usa tipo um cotonete e colhe uma amostra da vagina e do ânus e é só esperar o resultado.

Como é tratado?
Bom, o momento da decisão é na hora do parto, para evitar a infecção no bebê, a gestante toma pela veia um antibiótico que diminui muito as chances de qualquer infecção por conta da bactéria.

Meu médico disse que o ideal é fazer pelo menos com 4 horas de antecedência, por isso se seu parto for cesárea o médico já agenda prevendo o tempo do antibiótico, se for normal, você deve ir direto para maternidade assim que sentir os primeiros sintomas para tomar o antibiótico.

Ah importantíssimo! O antibiótico administrado é a base de penicilina e a ampicilina, se você for alérgico avise seu obstetra.

Assunto polêmico – posso ter parto normal?

Olha pessoal meu sonho era ter parto normal, meu médico nunca dizia que não, mas dizia que só dava para saber perto da data do parto. Aquilo me parecia razoável, por que precisava ver dilatação e tudo mais.

Quando o meu resultado deu positivo para Strepcoccus B o meu médico me “tacou o terror” dizendo que ele jamais se arriscaria a fazer um parto normal com tamanho risco como esse. Que não havia como, teria que ser cesárea, inclusive me disse que eu não poderia entrar em trabalho de parto de forma alguma, por isso a Manu nasceu de 38 semanas.

Eu procurei muito na internet e vi muitos casos de grávidas que tiveram parto normal mesmo sendo streptos b positivo, mas como é que a gente faz para mudar de médico aos 45 do segundo tempo?

Uma amiga minha, foi um desses casos, o parto dela foi normal e ela tem a bactéria! Tratou conforme o padrão tomou o antibiótico e sua filhota esta ai, linda e forte. Não foi um caso de sorte, foi um caso correto, sem riscos, por que quando há o tratamento não há risco.

Eu fiquei muito brava! Por que como muitas grávidas cai no conto do vigário dos médicos que não querem fazer o bom e velho parto normal.

Mas enfim, eu não sou médica né? Tudo o que eu falo é baseado em minha experiência e de minhas amigas. Sempre converse com mais de um médico se você tiver dúvida!

Fontes:


http://brasil.babycenter.com/a5700019/exame-para-estreptococo-na-gravidez#ixzz338CSngt3
http://delas.ig.com.br/filhos/2012-04-25/verdades-e-mentiras-sobre-parto-normal.html

15 comentários:

  1. Ai Dre, fiquei passada quando soube que o médico te disse isso. Você lembra como fiquei chocada, né?! Mas é vivendo e aprendendo! Agora a gente já sabe e pode alertar mais um monte de gente!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. E se a bolsa estourar, isso pode acontecer derrepente e não ter tomado o antibiótico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Então, conversei com alguns médicos que me disseram que a contaminação se dá quando o bebê passa pelo canal da vagina, por isso o fato da bolsa estourar não quer dizer que vá haver contaminação, porque entre s bolsa estourar e o bebê nascer leva um tempo. O que me disseram é que neste caso não vale esperar, o melhor é ir para maternidade direto para tomar o antibiótico. De qualquer forma conversa com seu médico e com mais de um se tiver dúvidas

      Excluir
  3. O meu deu positivo, entrei em trabalho de parto com 38+2 na hora falei com o médico que ia fazer meu parto, e ele falou que não dava tempo dar o antibiótico, ele estourou minha bolsa e tive parto normal hoje meu filho tem 4 anos, minha dúvida agora é no segundo filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N aconteceu nada com ele??q sorte quero mt ter parto normal, n sei qual sera o resultado do meu exame

      Excluir
  4. Ontem fui a minha consulta pré natal e logo de cara a médica me disse que meu exame deu positivo para bactéria A e B
    Fiquei sem chão, mas ela me disse que pode ser parto normal mas só me aconselhou a ir para a maternidade quando a bolsa estourar, só que depois que a bolsa estourar não tem mto tempo mais para o parto, ontem já estava com um dedo de dilatação, queria uma dica de vcs
    Se vou logo ao hospital já que estou sentindo contrações ou espero realmente a bolsa estourar ?

    ResponderExcluir
  5. Ontem fui a minha consulta pré natal e logo de cara a médica me disse que meu exame deu positivo para bactéria A e B
    Fiquei sem chão, mas ela me disse que pode ser parto normal mas só me aconselhou a ir para a maternidade quando a bolsa estourar, só que depois que a bolsa estourar não tem mto tempo mais para o parto, ontem já estava com um dedo de dilatação, queria uma dica de vcs
    Se vou logo ao hospital já que estou sentindo contrações ou espero realmente a bolsa estourar ?

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Elizabeth estou aqui para contar a minha história maravilhosa de como eu tenho o meu resultado positivo depois de ter abortos numerosos por 4 anos, eu estava frustrado e perdeu toda a esperança. Eu nunca pensei que haverá um médico herbal maravilhosa, porque a taxa de fraudadores Na internet hoje foi alto não até que eu contatou este grande IYA HINDI NATIVO que me ajudou com alguma raiz e xarope de ervas que me fez conceber e tenho meu tripleto no tempo exato ... tudo graças a IYA HINDI NATIVE por suas obras maravilhosas, ele É realmente um verdadeiro ajudante.Você pode entrar em contato com ele. Hindinative@yahoo.com.

    ResponderExcluir
  7. EU TIVE ESSA BACTERIA E OPTEI PELO PARTO NORMAL, INFELIZMENTE MEU FILHO PEGOU E FICOU 8 DIAS INTERNADO FAZENDO TRATAMENTO.

    ResponderExcluir
  8. oi meninas me chamo Fabiana, também estou com resultado positivo para streptos, minha obstetra me aconselhou a ir a maternidade assim que entrar em trabalho de parto, ou seja: se eu sentir contrações fortes ou se a bolsa estourar, ou ter algum tipo de sangramento, mas tenho fé que Deus estará preparando tudo para minha hora e que meu pequeno irá nascer saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ... vi seu comentario gostaria de saber como foi seu parto hj tive essa triste noticia de que tenho essa bacteria... pode me ajudar

      Excluir
  9. Bom. Meu resultado tbem deu positivo para atrepto b. Fui orientada a aguardar a bolsa estourar para procurar o hospital. Enfim, chegando lá, não deu tempo de tomar injeção nenhuma porque minha bebê nasceu super rápido. Depois que nasceu após 1hora e meia mais ou menos ela começou a apresentar dificuldade para respirar.comuniquei as enfermeiras. A sala encheu de médicos e levaram meu bebê para a uti neonatal do hospital. Resumindo, foram 12 dias internada. Desses, 5 em coma induzido! Ela adquiriu pneumonia por conta dessa bactéria e teve outras complicações. Mas graças a Deus, todo aquele sufoco passou e hoje ela é um bebezão lindo e gracioso de quase 10 meses. Nos meus próximos filhos quero fazer cesariana pra não correr nenhum risco de passar por isso de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa graças a Deus deu tudo certo... hj tive a noticia de que tenho essa bacteria e estou nervosa quanto a isso nao dar tempo de tomar antibiotico 😣

      Excluir